GLAUCO DINIZ DUARTE – Agora, também a melhor para pessoas com deficiência
Reconhecimento é do Governo do Estado de São Paulo e foi feito no 3º Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência, com o objetivo de dar visibilidade às boas práticas relacionadas à inclusão profissional
A Caterpillar Brasil foi eleita pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência a melhor empresa para trabalhadores com deficiência, na terceira edição do prêmio, que visa ampliar a visibilidade das boas práticas de inclusão profissional adotadas por empresas do Estado de São Paulo.
A pesquisa avaliou diversos quesitos, como a promoção da política dos direitos da pessoa com deficiência, igualdade de oportunidades, nível de sustentabilidade dos projetos e condições materiais e psicológicas. Para as grandes empresas, a exemplo da Caterpillar, a análise também abrangeu o cumprimento da legislação sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência. No geral, o prêmio busca identificar as boas práticas de gestão de pessoas que permitem aos profissionais com deficiência desenvolverem plenamente suas funções, com autonomia e independência, visando a sua inclusão social.
“É uma honra receber este prêmio, porque sabemos de todos os esforços feitos para a inclusão e de sua importância para promover a autonomia desses funcionários”, diz o supervisor de recursos humanos, Caio Orlandini. Ele explica que o que diferencia a política da Caterpillar neste setor é que a empresa não desenvolve atividades isoladas, mas oferece um ambiente direcionado para a inclusão.
O assistente de produção Sidinei Campion Jr. trabalha na Caterpillar há sete anos. “Desde o início, recebi o apoio de todos e as condições para ter autonomia no trabalho. Graças à acessibilidade, faço tudo sozinho. Aqui eu tenho mais que a oportunidade de ter um trabalho, eu tenho as condições para o meu desenvolvimento profissional”, conta.
A Caterpillar é a única empresa no Brasil a figurar há dez anos consecutivos no grupo das cinco melhores para trabalhar no estudo do Great Place to Work e foi eleita em 2016, pela segunda vez consecutiva, a melhor indústria para se trabalhar pelo estudo da FIA/USP-Revista Você S/A. Agora, também é a melhor para pessoas com deficiência.