GLAUCO DINIZ DUARTE – Cárter do motor – O que é e para que serve?
Você talvez não conheça o que é ou para que serve o cárter, mas já deve ter ouvido falar que fulano quebrou o cárter do carro em um buraco e teve um prejuízo razoável. Tudo porque cárter é o nome que se dá à peça que ocupa a parte inferior do motor, normalmente tapando o bloco e formando uma espécie de reservatório onde fica retido o óleo lubrificante. A importância desta peça está justamente nessa relação com o óleo. Além de armazenar o lubrificante, o cárter também ajuda a resfriá-lo.
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Cárter úmido
Existem dois tipos de cárter, o úmido e o seco. As diferenças principais entre os dois residem em aplicação e também em custos. O primeiro armazena mais óleo e é o mais comum nos automóveis de produção em série. Tudo porque é uma solução mais simples e mais barata. Como o cárter está cheio de óleo, toda a zona baixa do motor, onde se localizam o virabrequim e as bielas, é automaticamente lubrificada por contato a cada rotação, ficando uma bomba de óleo com a missão de levar aquele lubrificante à parte superior do motor. Depois de o óleo ter cumprindo nessa área sua tarefa de lubrificar as árvores de comando, as válvulas (algumas com acionamento hidráulico) e todos os demais componentes, escorre novamente para o cárter por meio de canais próprios abertos no bloco do motor.
Ele é a solução sob medida para os automóveis de todos os dias. Quando as mecânicas são expostas a uma utilização mais intensa, como em competição, por exemplo, a eficácia desta solução é limitada. Submetido a grandes acelerações, nas curvas ou nas mudanças de direção mais violentas, o lubrificante pode se concentrar em algumas áreas por inércia, o que pode deixar o motor sem lubrificação em áreas sensíveis, o que o leva a ter avarias graves.
Cárter seco
A chamada lubrificação por cárter seco (muito usado em marcas como Porsche ou Ferrari) veio colocar um ponto final a estas limitações técnicas, pois não funciona como reservatório de óleo.
Nesta configuração especial, o lubrificante está armazenado num reservatório próprio completamente à parte do motor. Duas pequenas bombas fazem com que o óleo chegue a todos os componentes com uma precisão quase cirúrgica, independentemente das cargas e “maus tratos” a que a mecânica estiver sujeita.
As vantagens estão relacionadas com a solução conseguir levar o óleo exatamente ao local onde este ele é necessário e na quantidade certa. A desvantagem está basicamente na maior complexidade e custo de um cárter seco.
Como saber se o cárter do seu carro está bom
Uma mancha de óleo sob o cárter do motor é sintoma de anomalia… Se a fuga de óleo vier diretamente do cárter, podem existir vários problemas associados. É preciso procurar por sinais de óleo em torno da junta do cárter e, se esta apresentar sinais de desgaste, deve-se retirar o óleo do motor e substituir a respetiva junta por uma nova.
A importância de nunca deixar baixar o nível do óleo
Para verificarmos se o nível está correto, utilizamos uma vareta que fica parcialmente imersa no lubrificante. Deve-se fazê-lo com o motor desligado e ainda frio. Só assim fica garantido que todo o óleo estará acumulado no cárter. Retire a vareta e limpe a sua extremidade, volte a colocá-la no lugar. Retire-a novamente uns segundos depois e confirme que o nível do óleo se encontra entre as marcações de mínimo e máximo. Com o motor frio, a viscosidade do óleo aumenta e o volume ocupado por ele diminui. Por isso evite repor o nível de óleo até à marca máxima, pois o volume de óleo irá aumentar com o calor, podendo prejudicar o motor.