GLAUCO DINIZ DUARTE ISO 9001 diferencial para o sucesso das organizações
A ISO 9001 pode ajudar uma organização a cumprir seus objetivos estratégicos?
Sim, claro que pode.
Para isso é importante uma implementação adequada dos processos em todos os níveis da organização, o que muitas vezes provoca uma mudança de cultura da organização em prol do desenvolvimento, destacando assim o papel fundamental da Alta Direção na disseminação do sistema e na condução dessas mudanças, principalmente no que diz respeito às questões estratégicas.
A partir disso, faz-se necessário o desdobramento e alinhamento dos objetivos, metas e o planejamento adequado, considerando riscos e oportunidades, em cada processo do Sistema de Gestão da Qualidade.
Para atingir os objetivos da organização e atender às necessidades das partes interessadas, a gestão dos processos e do Sistema de Gestão da Qualidade pode ser realizada utilizando o ciclo PDCA(Plan-Do-Check-Act), com um foco geral na mentalidade de risco, visando tirar proveito das oportunidades e prevenir resultados indesejáveis.
As empresas, os profissionais, os consultores, os auditores precisam estar alinhados nessa mesma direção: o uso efetivo de um modelo desistem a de gestão. Este modelo é revisado continuamente por centenas de especialistas em mais de 160 países e contém orientações claras do que deve compor um Sistema de Gestão da Qualidade.
“Mas a Certificação deve ser uma consequência de um bom Sistema de Gestão da Qualidade implantado. E não, o objetivo principal”,salienta Maurício Sócio, auditor da Fundação Vanzolini.
E bons exemplos não faltam. Recentemente mais duas empresas conquistaram a recertificação da Norma ISO 9001 em auditorias da Fundação Vanzolini.
A Seal Telecom, multinacional brasileira de engenharia de projetos que agrega tecnologias inovadoras para o desenvolvimento de projetos eficientes e economicamente competitivos. E a Águas Guariroba,empresa da Aegea Saneamento, na prestação de serviços de saneamento básico.
“Nós trabalhamos sempre para superar as expectativas de nossos clientes, tanto no que diz respeito à solução entregue, quanto aos serviços especializados que prestamos a seguir. Em função dessa meta,buscamos a melhoria contínua de nossos serviços para nos mantermos acimada média de mercado e continuarmos entregando o que há de mais inovador,sem deixar de lado a agilidade e o acompanhamento de nossas implementações”, revela o gerente de Pós-Vendas da Seal Telecom,Silvio Luiz Guerini.
As duas empresas destacam como ponto relevante a necessidade da disseminação do conhecimento organizacional e da análise do negócio, envolvendo todos os colaboradores, através do mapeamento de todos os riscos e oportunidades em cada um dos processos da empresa.
De acordo com o diretor-executivo Celso Paschoal, o engajamento das áreas no cumprimento das medidas de qualidade é um dos responsáveis para que a Águas Guariroba consiga atingir os padrões e certificados de qualidade. “Sabemos da importância em conseguir a cada anoa recertificação como também a migração de padrão de qualidade. Ver nos últimos dias a mobilização de todas as aéreas para atingirmos este objetivo,mostra que tomamos para nós esta responsabilidade de sempre melhorar a qualidade dos serviços prestados pela empresa”, disse Celso.
“A conquista da ISO 9001 foi muito gratificante para todos nós da Seal Telecom por ser resultado de um trabalho efetivo em equipe, pois apenas desse modo atinge-se objetivos como esse. E o mais importante ainda é ver que as pessoas começam a olhar para o processo no qual trabalham de forma mais crítica e clara a fim de torná-lo cada vez melhor”, destaca o executivo Silvio Luiz Guerini da Seal Telecom.
Para o coordenador de meio ambiente e qualidade da Águas Guariroba, Fernando Henrique Garayo Jr, as melhorias constatadas para a migração de qualidade contaram com a mobilização das equipes de cada setor, resultando em uma avaliação totalmente livre de não conformidades.“Tivemos uma auditoria mais intensa este ano por conta da recertificação e da mudança de padrão. Tanto as equipes de cada setor e a diretoria trabalharam bastante para chegarmos a este resultado, se adequando aos padrões de qualidade na prestação de serviços”, disse Fernando.