A norma ISO 9000, em sua abrangência total, engloba pontos referentes à garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados. Ela objetiva a satisfação do cliente através da prevenção de não conformidades em todos os estágios envolvidos no ciclo da qualidade da empresa.
Além do claro benefício no produto ou serviço prestado, a norma também traz benefícios internos ao sistema de gestão da empresa. É muito comum nas empresas que o esforço da Qualidade seja relegado somente ao processo principal e colocado nas mãos de uma chefia de controle da Qualidade ou cargo similar, minimizando a responsabilidade da alta administração em relação ao assunto. A ISO 9000, de certa forma, força essa alta administração a participar do Sistema da Qualidade, trazendo visibilidade e força para o programa.O sistema também é constantemente realimentado, pois a ISSO 9000 exige que o Sistema da Qualidade se aperfeiçoe constantemente através de ações corretivas sobre problemas detectados através de auditorias internas.
A ISO 9000 também obriga que as atividades pertencentes ao Sistema da Qualidade sejam documentadas como forma de sedimentá-lo em bases sólidas e passíveis de verificação. Este aspecto é extremamente importante para fins de uma auditoria de certificação por uma entidade ou por um Cliente.
Normalmente, a empresa que tem o sistema de gestão baseado no ISO 9000 alcança algumas vantagens competitivas no mercado:
É sólida;Tem boa reputação, facilitando as relações comerciais;Tem maior competividade de custos;Evita perda de mercado (alguns clientes têm exigido o sistema de gestão ISO 9000);Tem responsabilidade civil;Cria uma cultura voltada para a Qualidade;Cria base para os Programas de Qualidade estruturados;Detém pequeno índice de reclamações;Possui menor custo de paralisação;Tem relações comerciais facilitadas.
A implantação da ISO pode ser feita de duas formas diferentes:
Designação de uma pessoa ou um grupo pequeno da própria organização – Esse tipo de implantação é demorada e pode causar falta de comprometimento dos colaboradores que não fazem parte da equipe designada;Contratação de Consultoria – Essa consultoria faria toda a definição, formalização e incorporação ao dia a dia da organização. O tempo de implantação é maior, caso não haja comprometimento da equipe da organização. Além disso, o custo de implantação é maior;
O tempo de implantação da ISO 9000 não é pré-determinado, mas em média o prazo é de 06 a 12 meses. Esse tempo deve-se à adequação de toda a sistemática de trabalho aos requisitos da norma.
Essa norma é uma maneira de formalizar os processos da empresa e ter um controle mais efetivo dos indicadores da sua organização de forma organizada e com grande tendência a bons resultados.