GLAUCO DINIZ DUARTE Curiosidades e Dúvidas da ISO 9001
O que é o Manual de Qualidade e quem deve criá-lo:
No Manual da Qualidade deve constar, segundo a NBR ISO 9001:
Escopo do SGQ;
Exclusões do SGQ, se aplicável, incluindo detalhes e justificativas.
Procedimentos documentados estabelecidos para o SGQ, ou referência a eles.
Descrição da interação entre os processos do SGQ.
Recomenda-se ainda a inclusão da política da qualidade, os objetivos da qualidade, o organograma da empresa,os indicadores dos processos. Deve constar também o Representante da Direção (RD).
Normalmente quem redige o Manual da Qualidade é o Coordenador da Qualidade ou o Representante da Direção (RD).O auditor tem como responsabilidade auditar o Sistema de Gestão da Qualidade e não de elaborar os documentos. Algumas empresas indicam para treinamento o Coordenador da Qualidade ou o RD para que este seja o Auditor interno.
Como envolver todos os funcionários?
Para envolver todas as pessoas é necessário que seja feito planejamento de trabalho no qual sejam definidos quais as etapas do processo produtivo devem ser descritas.
Por exemplo: Sugere-se convidar alguns funcionários para que estes possam dar suas contribuições. Outra forma é que cada responsável deve coletar os dados pertinentes ao seu processo e apresentá-los em reunião.
Para implantar a ISO tem que se implantar antes os 5S’s?
Não necessariamente. Vale apena implantar o 5S’s se a sua empresa encontra-se desorganizada, com muitos documentos desordenados, produtos misturados.
Caso contrário, pode iniciar a implantação da ISO 9001:2000 imediatamente.
O que é Melhoria Contínua?
Melhoria contínua é a busca pela maior satisfação dos clientes dos processos, é a busca por tornar os processos mais otimizados, melhorando a produtividade, evitando desgastes e desperdícios em geral, enfim é aumentar a possibilidade de melhorar a satisfação dos clientes e de outras partes interessadas (acionistas, funcionários,comunidade, etc).
Diferença entre ISO 9001,PBQP-H e PGQP:
A ISO 9001 é uma norma que se aplica a qualquer tipo de empresa.
O PBQP-H é um Programa voltado às empresas de construção civil. Contempla os requisitos da NBR ISO 9001:2000,além de requisitos específicos para o setor.
Tanto a ISO 9001 como o PBQP-H são submetidos à auditoria externa, por organismo certificador credenciado junto ao INMETRO.
O PGQP é o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, que tem como objetivo estimular as empresas do estado do RS a desenvolver a Gestão dentro das empresas. O PGQP é uma metodologia desenvolvida em 8 critérios (Liderança, Planos e estratégias, Clientes,Sociedade, Pessoas, Sociedade, Processos e Resultados). As empresas fazem sua auto-avaliação e são submetidas a avaliação externa, por pessoas treinadas e se ainda tiverem interesse podem concorrer ao Prêmio.
A diferença básica é que o Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9000 é uma norma internacional aplicável a todo tipo de empresa (incluídas as da Construção Civil) e o PBQP-H é um sistema da qualidade que faz parte do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat, que foi constituído com base na norma ISO 9001 e aplicável somente a empresas da Construção Civil.. Os requisitos do PBQP-H são os mesmos da ISO 9001:2000, mas contém alguns controles específicos ao setor que a construtora deve possuir.
Quem pode implantar as Normas ISO 9001 na empresa?
Qualquer pessoa que conheça a norma,saiba interligar os processos e saiba como atender aos requisitos da ISO9001 poderá coordenar os trabalhos de implantação da norma.
ISO 9001:2000 auxiliando na seleção dos fornecedores:
A ISO 9001:2000 fornece alguns requisitos referentes ao processo de aquisição que incluem você como cliente.Esses requisitos abordam os seguintes tópicos:
informações de aquisição que devem ser fornecidas, de forma que o fornecedor entenda claramente as necessidades do cliente;
meios pelos quais seja possível verificar se os produtos fornecidos atendema os requisitos do cliente.
Note que, sempre que a ISO 9001:2000faz referência a “produtos”, refere-se também a produtos intangíveis como, por exemplo, serviços e aplicativos (softwares).
Você tem um importante papel a desempenhar, especificando para seu fornecedor o que realmente deseja. Talvez seja necessário consultar sua própria equipe técnica (os usuários reais) nesse processo. Se não fizer isso, poderá descobrir que recebeu um produto que atende a todos os requisitos estabelecidos e aos requisitos regulamentares aplicáveis,mas que está absolutamente errado para a aplicação desejada. Por isso, antes de tudo, concentre-se em especificar suas necessidades em relação ao uso desejado do produto.
Para ajudar nessa tarefa, talvez seja interessante considerar o seguinte:
Que produto específico (bem ou serviço) você está adquirindo?
Que impacto esse produto terá na sua empresa?
Quais são os riscos para a sua empresa caso haja problemas com esse produto?
Como ter certeza de que o produto que você está recebendo realmente atenderá aos seus requisitos?
O que você sabe sobre a reputação e o histórico do seu fornecedor?
Que nível de confiança você precisa ter quanto à capacidade do seu fornecedor em fornecer regularmente produtos conformes?
Caso você decida que a conformidade com a ISO 9001:2000 é importante (com base na avaliação dos riscos associados com os produtos e serviços que está comprando), como ter certeza de que seu fornecedor possui um SGQ que atende aos requisitos da ISO 9001:2000?
Os bens e serviços que você exige são cobertos pelo SGQ do seu fornecedor?(Talvez seja necessário pedir uma cópia da declaração ou do certificado original de conformidade do seu fornecedor para descobrir)
Como ter confiança que uma empresa atende às normas ISO 9001?
Há várias formas pelas quais uma organização pode alegar que seu SGQ atende aos requisitos da ISO 9001:2000:
“Declaração de conformidade do fornecedor” (SDoC):Declaração feita pela própria empresa afirmando que o SGQ atende aos requisitos da ISO 9001:2000, geralmente sustentada por assinaturas juridicamente válidas. Essa declaração pode ser baseada no sistema de auditoria interna da organização ou nas auditorias de segunda e terceira parte.
Avaliação de segunda parte:Quando a empresa é avaliada diretamente pelo cliente para verificar se o SGQ atende aos requisitos da ISO 9001:2000 e seus próprios requisitos – utilizada às vezes em transações contratuais entre empresas (business-to-business);
Avaliação de terceira parte (geralmente chamada de certificação): Quando a empresa contrata uma terceira parte imparcial (organismo certificador) para conduzir uma avaliação, a fim de verificar a conformidade com os requisitos da ISO 9001:2000. Essa terceira parte emite então um certificado para a empresa, descrevendo o escopo do SGQ e confirmando se ele está em conformidade com a ISO 9001:2000.
Outra forma de se ter confiança pode resultar do fato de alguns organismos certificadores serem credenciados por organismos nacionalmente ou internacionalmente reconhecidos, que verificam a independência e competência do organismo certificador para realizar o processo de certificação. Muitos organismos credenciadores fazem acordos multilaterais sob a direção do IAF (International Accreditation Forum – Fórum Internacional de Credenciamento), a fim de promover reconhecimento mútuo em todo o mundo em favor dos princípios de livre comércio da OMC (Organização Mundial do Comércio). No Brasil, o organismo credenciador oficial é o INMETRO.