Glauco Diniz Duarte Empresa – Porque motor diesel da entrada de ar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o ar entra no sistema durante a troca de peças ou a colocação de água/aditivo e fica preso nas galerias, formando bolhas. Assim, o motor trabalha com menos água do que precisa e começa a superaquecer. Isso geralmente acontece em manutenção caseira.
Geralmente sem experiência, o proprietário do veículo toma atitudes erradas e causa este problema. O cuidado se deve ao fato de o motor superaquecer, podendo prejudicar outras peças, como a junta do cabeçote. Em último caso, a alta temperatura pode até fundir o motor.
A operação para retirar o ar do sistema é simples, porém recomenda-se levar o automóvel a uma oficina de confiança. O profissional deve retirar a mangueira de suspiro d’água, completar o nível do sistema de arrefecimento até notar que pela mangueira desconectada sai apenas água. Depois é preciso remontar a mangueira, ligar o carro até que o motor aqueça e verificar se o problema foi resolvido.
Para manter em boas condições o sistema de arrefecimento, é recomendável a troca do aditivo do radiador a cada 30 mil quilômetros ou 12 meses. É preciso atenção também entre as diferenças do aditivo do radiador e o líquido usado na limpeza.
Verifique o reservatório d’água semanalmente e veja se está abaixo do necessário. Cada veículo tem um nível, caso esteja abaixo no necessário, complete com água e aditivo, na proporção recomendada pela montadora no manual do proprietário.