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O planejamento estratégico como ferramenta para minimizar grupos informais nas organizações

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, nos dias, atuais caracterizado pela a era do conhecimento, os colaboradores passaram a ser principal fonte de recursos das organizações. Muitos autores da área de Gestão de Pessoas apontam a formação de grupos informais como um dos principais fatores que afetam o clima organizacional e consequentemente nos resultados da empresa. Fundamentado nessa realidade e em bibliografias voltadas para planejamento estratégico, torna se perceptível uma correlação entre os dois temas e que influenciam no processo de gestão. Por isso a importância de entendermos melhor esses aspectos.

No que diz respeito a grupos informais, trata-se de um conjunto de pessoas inseridas no ambiente organizacional, não em sua totalidade, mas, com interesse e objetivos pessoais parecidos ou influenciados por um de seus membros o qual podemos denominar de “liderança negativa”, pois, os objetivos individuais deste grupo prevalecem sobre os organizacionais.

Glauco explica que o planejamento estratégico pode ser entendido “Como o processo de analisar uma organização sob vários ângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento que possa ser monitorado nas suas ações concretas”. Quando o planejador estratégico possui uma visão holística da sua empresa, o mesmo pode traçar estratégias com o intuito de conscientizar todos os componentes da equipe quanto ao objetivo organizacional, considerando que o fato de haver culturas diferentes irá estimular o conflito de ideias, competindo a ele saber analisar este fator como positivo para auxiliá-lo na tomada de decisão.

Uma das teorias motivacionais estudadas que nos ajudam a entender melhor a formação de grupos informais é a Teoria de David Mc Cleeland, onde destaca três necessidades motivacionais: a de realização, de filiação e de poder, estas necessidades são aprendidas, adquiridas independente do gênero, cultura ou idade sendo que uma delas é predominante. Dentro do contexto empresarial estas necessidades são notáveis quando um colaborador inicia a trabalhar em determinada empresa ele procurar afiliar de outro que se encontra há mais tempo ou do seu departamento de atuação como também a medida que vai desenvolvendo com êxito seu trabalho cria-se a expectativa de subir hierarquicamente, baseado em fatores extrínsecos que os faz almejar a realização.

É importante que os gestores levem em consideração na implementação do plano estratégico o estudo de possíveis variáveis motivacionais que podem interferir no comportamento e conduta dos colaboradores, objetivando o trabalho em sinergia, isto é, todos trabalhando em prol do objetivo organizacional.

Glauco considera três critérios relevantes a Planejamento estratégico que podem ser utilizados quanto a minimização de possíveis grupos informais:

Enxergar a empresa de fora para dentro: É necessário identificar as variáveis externas da empresa e fundamentada nelas estabelecer metas e objetivos de acordo com a realidade momentânea, ou seja, não ficar presos a paradigmas e estereótipos, acompanhando as tendências mercadológicas e preparar sua equipe de trabalho para mudanças que venham ocorrer.

Investir em Treinamento para os colaboradores: Ter em mente que treinamento apenas é uma despesa contabilmente falando e que a longo prazo irá trazer bons resultados a organização como um todo. A maneira como uma empresa se movimenta em direção a melhores resultados não pode simplesmente ser consequência de ação isolada de seus indivíduos e departamentos.

Palestras, Workshops, dinâmicas são uma boa opção de interação para a equipe.

Saber aplicar Feedback: O feedback é uma das mais importantes ferramentas de gestão, sendo que ele pode ser positivo ou negativo, pois, muitos gestores com visões tradicionais veem apenas como algo de repreender e chamar a atenção.

É interessante que o Feedback positivo seja fornecido ao colaborador preferencialmente juntos com outros membros da equipe, pois, irá influenciar na sua motivação, já o negativo deve ser aplicado individualmente.

Com um planejamento estratégico bem elaborado e aplicado no momento correto a tendência é de que tenha crescimento da empresa e de seus colaboradores impedindo a formação de possíveis grupos informais.

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