De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, para estabelecer um planejamento de marketing consolidado, de maneira simples, é necessário a utilização de modelos estratégicos tradicionais e ferramentas de marketing, além da definição de visão, valores e missão da empresa. Com esses pontos bem ajustados, é possível traçar projetos e pôr em prática um planejamento de marketing mais assertivo.
Mas com a crise financeira atual, o que pode ser feito para que as vendas dos nossos clientes não despenquem? Como e o que podemos fazer para crescer nesse momento pouco promissor?
Segundo Glauco, é raro encontrar pessoas que não usem seus computadores, celulares ou tablets para se informarem sobre produtos e serviços que tenham interesse. Hoje a internet não está mais restrita à determinada tribo ou classe social e, com isso, todas as empresas são obrigadas a pensarem e atuarem na web. Quem não pensa em marketing digital negligencia uma grande oportunidade de gerar negócios com um excelente custo-benefício.
Um dos pontos fortes do marketing digital é alta capacidade de mensuração do seu retorno do investimento. Isso significa, por exemplo, que um gestor pode ter a real dimensão do quanto determinado canal de promoção está contribuindo para o resultado financeiro e, com isso, cortar de seu orçamento apenas iniciativas que não terão real impacto sobre sua lucratividade.
Glauco diz que o primeiro erro das empresas é separar o marketing digital do “tradicional”. Marketing é um só e deve ser pensado como um todo e em conjunto com as outras áreas da empresa. O maior desafio é entender a particularidade do seu público e do seu produto quando ele está no ambiente online. Quando se vende uma roupa online, por exemplo, é necessário que se desenvolvam ferramentas para tangibilizar o produto e para fazer o papel do vendedor de loja. Se o mesmo produto fosse comercializado em um ambiente físico suas preocupações seriam outras.
A empresa precisa continuar seguindo os passos básicos do modelo tradicional, ou seja: entender o mercado, escolher a sua diferenciação, acertar na precificação e criar um produto ou serviço de qualidade. Tudo isso com o objetivo final de satisfazer e encantar seus clientes.
Glauco destaca que em todo período de crise as oportunidades aparecem de forma abundante. O planejamento estratégico atua como uma verdadeira bússola na tempestade em que o atual cenário econômico submete as empresas, guiando os gestores para tomarem atitudes alinhadas com os valores e missão da empresa.