Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

5 passos para criar um Planejamento Estratégico para sua empresa

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

No Brasil, existe um pensamento coletivo (que deveria ser erradicado) que diz que o ano só começa após o carnaval. Pois bem, o carnaval passou, e para quem ainda estava em “stand by”, a hora é agora! E a melhor forma de começar é com o Planejamento Estratégico para o ano.

E sua empresa, já montou sua estratégia para 2015? Já tem todos os planos no papel e a equipe está a par das metas e objetivos a serem buscadas no decorrer do ano?
Se sua resposta foi “ainda não”, calma, ainda dá tempo!

O empresário Glauco Diniz Duarte aponta os 5 passos fundamentais para criar o Planejamento Estratégico de sua empresa.
1 – Definir a Missão, Visão e Valores da empresa
Segundo Glauco, o primeiro passo de qualquer Planejamento Estratégico é definir a Missão, Visão e Valores da organização. Este passo é que dá o “norte” a ser seguido. Sem estas definições, o restante do planejamento perde o sentido.

Missão: é a declaração sobre o que a organização é, qual seu propósito fundamental, a finalidade de sua existência, o motivo pela qual foi criada. A missão define a identidade da empresa e não costuma mudar ao longo do tempo.

Visão: representa um estado futuro para a organização, onde ela deseja chegar, o que quer alcançar.

Diferente da missão, a visão é criada para um período de tempo pré-determinado, portanto a visão pode mudar ao longo do tempo, de acordo com o momento que organização se encontra.

Valores: são princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a missão, na direção da visão. Alguns exemplos de valores: Respeito, Confiança, Comprometimento, Responsabilidade, etc.

Se a sua empresa já tem sua Missão, Visão e Valores bem definidos, ótimo! Basta apenas revisar e ajustar caso necessário. Mas se a organização ainda não pensou sobre isto e documentou devidamente, é fundamental reunir os sócios, conselho ou diretoria e começar com esta definição antes de seguir adiante.
E lembre-se: a Missão, Visão e valores precisam ser compartilhados e compreendidos por todos na organização e não ficar apenas com a alta administração ou ir parar no fundo de uma gaveta ao final do planejamento.

2 – Definir os Objetivos Estratégicos
Com base na Visão estabelecida no passo anterior, é hora de definir os Objetivos Estratégicos para a organização.

De acordo com Glauco os Objetivos Estratégicos são as metas globais e amplas da organização e devem estar diretamente relacionadas a missão da empresa. Ou seja, a cada Objetivo Estratégico alcançado, a empresa deve caminhar para mais perto de alcançar sua visão.

Alguns exemplos de objetivos estratégicos:
Aumentar a satisfação dos clientes em 20%;
Reduzir os custos produtivos em 15%;
Elevar o índice de capacitação dos funcionários em 30%;
Uma dica para é sempre começar a definição dos objetivos com um verbo e quantifica-los.

3 – Definir os Objetivos Táticos (Metas)
Glauco destaca que os Objetivos Táticos são os objetivos que abrangem cada unidade específica da organização. São geralmente objetivos divisionais ou departamentais relacionados com as áreas de produção, finanças, marketing e de recursos humanos da organização.
Os Objetivos Táticos devem ser criados de forma a garantir que os Objetivos Estratégicos sejam alcançados.

Alguns exemplos:
Garantir que os pedidos de clientes sejam atendidos em no máximo 1 dia;
Garantir que nenhum produto com defeito seja comercializado;
Garantir que 100% dos funcionários possuam graduação;

4 – Definir os Objetivos Operacionais (Planos de Ação)
Já os Objetivos Operacionais são os objetivos específicos e voltados para a execução das operações da organização referem-se geralmente a cada tarefa ou operação especificamente.
Os Objetivos Operacionais devem ser criados em formato de projetos ou planos de ação, como subdivisões dos Objetivos Táticos. Ou seja, são as ações que precisarão ser feitas para garantir que os objetivos táticos sejam alcançados.

Exemplos:
Implantar um sistema de separação e rastreamento dos pedidos;
Implantar um programa de qualidade total;
Fechar parceria com uma universidade para capacitar os funcionários.

5 – Elaborar um Orçamento Empresarial
Depois que sua empresa definiu qual sua Visão (onde e quando quer chegar), desdobrou esta Visão em Objetivos Estratégicos, subdividiu estes objetivos em metas (Objetivos Táticos) e criou planos de ação (Objetivos Operacionais) para alcançar estas metas, o próximo passo é transformar tudo isto em números com ajuda do Orçamento Empresarial.

Para Glauco, no Orçamento, as metas de faturamento vão se tornar Projeções de Vendas, as metas de capacitação dos funcionários vão refletir nas Projeções de Despesas Operacionais, a implantação do sistema de rastreamento se tornará um Investimento Operacional, a melhoria dos processos produtivos terão impacto direto sobre a Projeção de Custos Produtivos e assim por diante.

Desta forma, sua empresa possuirá um plano completo de quanto precisa faturar, quais são os limites de custos e despesas que precisa respeitar, quais investimentos precisa realizar e pode acompanhar o números ao longo do ano, verificando se está caminhando para alcançar sua visão ou se precisa de algum ajuste na operação. Chamamos isto de Acompanhamento e Controle Orçamentário.

Está é uma prática extremamente necessária no processo de Planejamento de qualquer empresa e uma etapa importantíssima do Orçamento Empresarial.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts