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A importância do planejamento estratégico para o sucesso das micro e pequenas empresas

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, aAs principais vantagens de implementar um planejamento estratégico são, a possibilidade de antever as ameaças e oportunidades do ambiente e poder explorá-las, e a possibilidade de controle, já que os objetivos e resultados são mensuráveis.

Para Glauco muitos gestores ignoram essa ferramenta, em consequência disso as taxas de mortalidade das pequenas empresas nos primeiros anos de funcionamento são elevadas. Foram encontrados problemas na disseminação do planejamento estratégico para todas as áreas integrantes da organização, na ineficiente capacidade gerencial para dominar todos os setores produtivos da empresa e na insuficiência de recursos para implementação de tal ferramenta de gestão.

Glauco explica que o planejamento estratégico é uma ferramenta imprescindível para a sobrevivência e sucesso das organizações. Nos dias atuais, a globalização impulsiona a inovação tecnológica e a concorrência, Entre outros fatores, esse processo de modernização tem tornado o planejamento estratégico uma eficaz arma para os gestores.

A palavra estratégia tem origem grega. Provém de estratego, que significa literalmente a arte da liderança. Era utilizada para designar a função do chefe do exército. Durante vários séculos os militares utilizaram essa palavra para designar o caminho que era dado à guerra, visando a vitória militar. Assim, a elaboração de planos de guerra passou a ser denominada estratégia .

Segundo Glauco o planejamento é o processo de determinar os objetivos e metas organizacionais e como realizá-los e planejamento estratégico como o planejamento do resumo de uma organização e todos os seus componentes. Para Glauco, o planejamento estratégico é um processo que define os objetivos organizacionais que a empresa deve alcançar e facilitar a escolha dos melhores caminhos para atingi-los. Ele acrescenta dizendo que o planejamento deve envolver todas as áreas da organização e pode ser subdividido em estratégias operacionais para facilitar sua aplicabilidade.

Glauco assinala que o planejamento estratégico nasce a partir dos grandes objetivos que a organização quer atingir, demandando reavaliação constante e solido trabalho em equipe. Segundo ele, objetivo maior do planejamento estratégico é desenvolver estratégias que guiarão a organização a obter um melhor desempenho e, consequentemente, um melhor resultado.

Segundo Glauco uma importante etapa do planejamento estratégico é a análise do ambiente, conhecer as potencialidades e deficiências que cercam a organização é um ponto forte para a definição dos objetivos. É por esse e outros motivos que o planejamento de longo prazo não contempla a visão sistemática, que é uma necessidade imperiosa nas organizações.

Mas o que pode determinar grande parte do seu sucesso de uma administração é a capacidade de adaptação às mudanças de ambiente, antecipando-se aos seus concorrentes. O gestor que sabe utilizar esses instrumentos de planejamento de forma coerente, adaptando-os a essa realidade e às suas necessidades, pode então obter uma excelente arma competitiva. Para utilizá-la eficazmente, é importante que os gestores conheçam bem cada um dos elementos do planejamento e suas funções, assim como as mudanças que estão ocorrendo no contexto competitivo, as quais estão influenciando na própria prática do planejamento e lançando alguns desafios para a sua gestão nas empresas. Assim considera, entre os quais: o mercado nacional, regional e internacional; tecnologia; consumidores; fornecedores; economia; socioeconômica; cultura; aspectos políticos e concorrência.

As micro e pequenas empresas encontram muitas dificuldades quando o assunto é planejamento estratégico. De acordo com Glauco), o problema da pequena empresa é a falta de competência para dominar todas as etapas da cadeia de valor, além da própria capacidade de gestão de todas as suas etapas. Também é muito improvável que economicamente uma pequena empresa possa dominar todas as funções da cadeia produtiva. Tal situação acaba prejudicando o desenvolvimento estratégico da empresa e, consequentemente, sua competitividade dentro de um setor. Segundo Glauco 80% dos problemas apresentados nas pequenas empresas são de natureza estratégica e apenas 20% resultam na insuficiência de recursos. Nota-se que a grande questão para o aumento da competitividade e sobrevivência das empresas se relaciona à estratégia.

Portanto, destaca Glauco, fica claro que nos dias atuais os desafios enfrentados pelas pequenas empresas são inúmeros e que para vencê-los, a pequena empresa necessita de um planejamento estratégico bem definido. Conhecer todas as oportunidades e ameaças que cercam a empresa é de fundamental importância para que sejam definidas as estratégias necessárias para o sucesso da organização.

Diante dos benefícios advindos da criação e continuidade da pequena empresa, são eles econômico-sociais, geração de empregos, inovação tecnológica, desenvolvimento social, criação de bens e serviços eficazes, geração de renda entre outros. Faz-se necessário a criação de políticas públicas que beneficiem as micro e pequenas empresas e estimulem a criação de novas empresas deste segmento. Criar programas e estímulos que baixem a taxa de mortalidade das MPEs, divulgar e tornar acessíveis as eficazes ferramentas como o planejamento estratégico. Subsidiar essas organizações significa investir nas ferramentas para desenvolver o país.

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