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A importância da cultura organizacional para o planejamento estratégico

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

A missão, visão e valores de uma empresa representam um norte para os colaboradores e, todas as ações referentes aos processos de uma empresa, envolvem de alguma maneira a participação da equipe.

Assim, de acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o entendimento da cultura organizacional reflete na comunicação, produtividade, desempenho e eficiência de seus processos. No que diz respeito ao planejamento estratégico, a cultura organizacional é a orientação, o caminho inicialmente trilhado, sendo: o futuro, o presente – sem perder o foco principal.

Glauco diz que o planejamento estratégico é uma técnica administrativa que permite ao gestor perceber as oportunidades e ameaças dos pontos fortes e fracos da organização, para o cumprimento de sua missão, determinando a intenção que a organização deverá seguir, no sentido de aproveitar as oportunidades e minimizar os riscos. Desta maneira, planejamento estratégico pode ser considerado como o estabelecimento de recursos previamente estimados, no sentido de alcançar os objetivos da organização num ambiente altamente competitivo.

Por esta razão, destaca Glauco, é possível dizer que 50% do sucesso do negócio esta relacionado à cultura organizacional. A outra metade se remete ao esforço coletivo da equipe de colaboradores. Para que o planejamento estratégico seja executado com sucesso é essencial que todos saibam o papel que desempenham dentro da organização. Quando os norteadores são claramente internalizados pelos integrantes que atuam na empresa, não há falhas na execução do que fora planejado. A disseminação da cultura organizacional é extremamente importante no que diz respeito ao planejamento estratégico.

No entanto, cabe ressaltar que de nada adianta declarar esses conceitos se eles não forem praticados e bem trabalhados pela empresa. Para Glauco, se o processo de criação da visão estiver voltado para fora somente, fica difícil imaginar que pessoas sem entusiasmo forneçam um serviço com entusiasmo”.
Para que a empresa consiga, de fato, praticar esses conceitos e não apenas externá-los, ela precisa construí-los a partir de sua verdadeira identidade. Usar valores que ela é realmente capaz de seguir. Assim, o ambiente organizacional deve transmitir para o colaborador o que a cultura representa dentro da composição do planejamento estratégico.

As empresas que realmente trabalham respeitando seus norteadores conseguem de fato transmitir seus valores a sua equipe. Para manter esses três princípios vivos em uma empresa, o discurso e as ações devem estar alinhados. Não é possível criar um ambiente motivador sem que as pessoas não pratiquem o que pregam. O compromisso vem de todos os lados.

Glauco destaca que: uma das qualidades-chave das organizações e equipes de alto desempenho é que elas têm um panorama claro do que estão tentando criar juntas. A declaração de visão coloca em palavras ou cenários o futuro desejado de sua organização. Criar paixão e comprometimento em relação a ações alinhadas é a essência de gerenciar um ambiente que muda rapidamente. A chave para esta ação alinhada é a visão compartilhada. Ela não é um processo de um único encontro em que os empregados participam e depois esquecem. É uma habilidade que é aprendida e usada repetidamente – o processo que evoca mais soluções criativas para os desafios do negócio.

A credibilidade e a confiança são conquistadas por meio de atitudes, e não somente com palavras. Muitas organizações pregam sua missão, sua visão e seus valores na parede, mas não os transformam em ações. Essas perdem o sentido de sua existência, pois na verdade não sabem o que significa a cultura organizacional.

A cultura da empresa deve ser relacionada com suas ações e todos são responsáveis por sua perpetuação. Corporações que não conhecem o seu ambiente e não vivem os seus valores estabelecidos acabam não conquistando uma vantagem competitiva e nem atingindo os objetivos pretendidos.
Para que ela adquira esses conceitos é necessário entender o seu ambiente, “uma vez que a compreensão do ambiente é sempre uma projeção de si própria”.

Para tanto, fica claro a importância dos norteadores para uma organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Os norteadores são a expressão descrita de tudo ao qual a empresa se propõe a fazer. A compreensão do significado de cada palavra impacta diretamente na execução dos processos, além de ser essencial para que o colaborador tenha suporte ao desempenhar seu papel dentro do planejamento estratégico.

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