Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Como implementar um planejamento estratégico na sua empresa

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, toda e qualquer empresa tem alguma forma de estabelecer suas decisões e ações estratégicas sendo que as empresas de maneira geral sempre norteiam suas atividades em função de um objetivo, um ideal estruturados ou não. A diferença entre uma organização e outra não está no capital, no produto ou em mercados, mas sim no “Onde eu quero chegar e como eu irei chegar”. Parece papo de teórico que não conhece a realidade nas empresas, mas ganhar mercado, clientes, desenvolver inovações em produtos, processos, aumentar o lucro, se desenvolver; ou não conseguir obter resultados e falir. Está ligado no que as empresas acreditam e o quais atividades elas executam para se chegar em seus objetivos.

Glauco explica que o planejamento estratégico é o processo administrativo da organização que crias as diretrizes e define a melhor direção a ser seguida à longo prazo. Onde todos os fatores internos são analisados e otimizados interagindo com os fatores externos e outras variáveis que influenciam o resultado da empresa.
Normalmente, as decisões estabelecidas no planejamento estratégico são tomadas nos níveis mais altos da organização e, como já dito, envolve condições externas e internas. Muitas empresas afirmam ter um planejamento estratégico quando, na verdade, não têm.

Algumas perguntas bem simples, mostra se você desenvolve o planejamento estratégico na sua empresa.

Você conhece o seu negócio?

Tem interações com os fatores externos e internos?
Conhece sua vantagem competitiva?
Sua empresa tem as atividades e atuações em conformidade com o planejamento
Todos na empresa têm o comportamento e comprometimento de acordo com os resultados esperados?
Todos tem acompanhamento e avaliação dos resultados?

A implementação do planejamento estratégico é realizada em quatro fases: Diagnóstico estratégico; missão da empresa; instrumentos prescritivos e quantitativos e; controle e avaliação.

Fase 01: Diagnóstico estratégico
Segundo Glauco, o diagnóstico mostra o “como a empresa é” e analisa a realidade dentro e fora da organização dando aos gestores informações sobre suas características positivas e negativas ; conhecendo as oportunidades e ameaças inerentes ao seu negócio.

Fase 2 : Missão da empresa

Missão

Para Glauco é a determinação do motivo central da existência da empresa. Abrangendo o que a empresa comercializa, para quem ela vende, sua finalidade, etc. “ o que você você faz? E porquê você faz?, resumindo seria isso.

Fase 03: Instrumentos prescritivos e quantitativos

Instrumentos prescritivos

Este é o processo que mostra o que deve ser feito pela empresa para que consiga alcançar os propósitos estabelecidos na missão.

Fase 04:Controle e Avaliação

Esta parte é onde a maioria das empresas falham, destaca Glauco, pois o planejamento é complexo e dá trabalho, por isto, tem forte tendência em ficar na gaveta. Esta é a fase de controle que vai assegurar a realização dos objetivos, metas, desafios, projetos e planos de ação estabelecidos.
Como se faz?
• Estabelecendo análise de indicadores de desempenho
• Avaliação dos profissionais
• Analisar os desvios das metas e projetos
• Conferir as datas de conclusão dos projetos e plano de ação
• Comparar as metas com o realizado(ideal que todas as metas que envolve volume de vendas seja assim)

É interessante que o controle e avaliação seja feito em todas as áreas periodicamente e apresentado nas reuniões e não apenas no final do ano ou semestre.Indica-se também que uma pessoa fique responsável por esta parte .

O planejamento estratégico bem executado e aquele que é bem acompanhado, por isto, aconselha-se ter um consultor de fora que entenda realmente com funciona o planejamento da empresa.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts