Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Entenda melhor o que é planejamento estratégico

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, todo administrador precisa entender o conceito de planejamento estratégico, pois ele é um dos instrumentos mais importantes na empresa, já que consiste num processo de gerenciamento persistente e contínuo em que os gestores determinam os parâmetros seguidos pela companhia, a longo ou a curto prazo.

Logo depois de definidos tais parâmetros, destaca Glauco, o planejamento estratégico também fica responsável por analisar as diretrizes diárias da empresa, além de buscar e fornecer aos gestores informações para auxiliar na tomada das melhores decisões para a corporação.

Como realizar e estabelecer o planejamento estratégico
Segundo Glauco, a melhor forma de garantir um planejamento estratégico eficaz é se adiantar ao mercado, fazer previsões das tendências, focar nos objetivos, nas questões operacionais e na eficiência da empresa. O administrador se torna uma espécie de bombeiro que apaga os incêndios toda vez que um novo problema surge, mesmo que ele seja bem pequeno, além de sempre buscar a origem dele.

O próximo passo do gestor é estabelecer o planejamento e, para isso, são necessárias algumas providências básicas.

Entenda que toda empresa precisa de uma missão corporativa
Missão corporativa nada mais é que a razão de existir da companhia. Nela são definidos pontos como valores da empresa, perfil dos clientes, o que a empresa pode oferecer a eles, entre outras coisas. Esse é o primeiro passo para começar a estabelecer um planejamento estratégico totalmente eficaz.

Analise a situação da empresa como um todo
Glauco explica que a segunda providência a ser tomada é analisar a situação da companhia como um todo, afinal, não se pode buscar objetivos que estejam fora do alcance para a empresa naquele momento. Isso ajuda a tomar decisões com segurança.

É necessário avaliar externamente, entendendo o mercado, bem como a concorrência, o que faz toda a diferença. Já com uma análise interna, os gestores precisam determinar os ativos patrimoniais através da implementação da gestão patrimonial. Quanto maior a companhia, maior será a determinação desses ativos.

Defina os objetivos da empresa precisamente
O terceiro passo é traçar os objetivos da empresa, focando naqueles que a empresa poderá alcançar, mas tomando cuidado para não desperdiçar todo o potencial da companhia com metas medíocres.

Crie as estratégias
O quarto passo é partir para ação! Esse é o momento em que os administradores irão planejar e atribuir as tarefas a todos os envolvidos, sempre focando no cumprimento das metas. Se o planejamento foi bem feito, juntamente com a análise de mercado, com a definição de objetivos reais e com a adoção de boas estratégias, com certeza o sucesso é garantido.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts