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O planejamento estratégico de recursos humanos e seus desafios

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o planejamento estratégico de Recursos Humanos é fator determinante para que uma empresa conquiste sucesso. É a ferramenta que definirá as características profissionais mais adequadas para que uma corporação se destaque em um segmento, a composição das equipes, os perfis desejados para cada departamento, além das maneiras em que o desempenho dos colaboradores será avaliado e estimulado. O planejamento deve ser bem estruturado e dinâmico, a fim de ser adaptável ao cenário atual, em que, além de concorrência acirrada, a companhia enfrenta um cenário de crise, em que a competitividade se torna ainda mais fundamental.

É na crise que a produtividade se faz mais necessária. Esse fator torna o papel do RH particularmente desafiador. Manter a motivação e elevados índices de desempenho demanda comunicação eficiente sobre o que a empresa oferece e quais são seus desafios e o que se espera da equipe. O planejamento de RH deve, portanto, estar alinhado ao planejamento da corporação.

Segundo Glauco, um cenário econômico de crise muitas vezes força a revisão de metas. Isso aumenta a importância do RH no desempenho operacional de uma companhia. Alinhado ao planejamento da corporação, a gestão de pessoas deve esclarecer permanentemente às equipes o desempenho que delas é pretendido. Essa comunicação, além de evidenciar quais são os desafios, serve também como fator de motivação, ao conscientizar cada colaborador da sua importância para a empresa como um todo. Da mesma forma, a mensuração dos resultados deve ser um processo contínuo, a fim de que qualquer gap que comprometa a operação seja rapidamente identificado e resolvido.

O planejamento estratégico de RH também precisa buscar o bem-estar o que, além de garantir a motivação, é um fator fundamental para a atração e retenção de talentos. O plano de benefícios deve atender aos anseios e necessidades dos integrantes da equipe e, ao mesmo tempo, não onerar demais o caixa. Em um ambiente em que as empresas além de consumidores competem pelos melhores profissionais, o RH deve conhecer as práticas de seus concorrentes diretos e até de companhias de outros segmentos, a fim de buscar formas de tornar a corporação atrativa para profissionais.

Ao adotar um planejamento de RH, a empresa obtém melhor desempenho dos colaboradores e maior engajamento. Tornar claro quais são as metas e o papel de cada um é essencial para a melhoria dos processos e maior competitividade tanto em cenários adversos quanto em períodos de bonança.

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