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Inovação para pequenas e microempresas nas estratégias para crescimento

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, as empresas que buscam somente a sobrevivência, acabam entrando em estagnação, por isso, o processo de crescimento é tão fundamental para as empresas e como consequência se faz fundamental o processo de inovação.

Para inovar é preciso criação de uma cultura voltada para a mudança. Se comparadas as empresas de outros países, as empresas brasileiras estão atrás quando o quesito é P&D ,isso porque os investimentos se destinam em sua maior parte para máquinas e equipamentos.

Segundo Glauco, para a pequena empresa inovar é um processo cultural de se desgarrar de ideias prontas e aceitar o desafio de criar. As pequenas empresas por vezes encontram dificuldades como: saúde financeira, falta de incentivos públicos, infraestrutura e outros e ainda o desafio de conquistar uma fatia de mercado.
Diante disso, destaca Glauco, o cerne do problemas está em desenvolver uma educação interna estando voltada para o empreendedorismo quanto para a pesquisa constante. A empresa deve criar mecanismos e uma rotina voltada para a observação constante dos resultados, de forma que se aprenda com os erros e obtenha assim um planejamento a partir do que deve ser mudado.

A inovação tem como papel fundamental a importância em se tornar competitivo no mercado e significa que a empresa tem a capacidade de diversificar, diferenciar e agregar valor.

Sendo que ao agregar valor ,a empresa deve fazê-lo de acordo com as necessidades dos clientes e assim conquistar ou aumentar a participação no mercado.

A inovação deve ser UND, ou seja, útil, deve criar algo novo e diferente que torne a empresa original e ao mesmo diferente do que a empresa tinha antes, deve algo diferente e transformador para a empresa ,como novos processos, melhoria de processos que são responsáveis por aumentar a produtividade e mesmo reduzir custos.

A inovação deve ser viável ,ou seja, para inovar a empresa pode decidir por medidas simples capazes de alguma forma reestruturar o ambiente e gerar lucros.

E viável, a melhor forma de inovar é trabalhar com o que tem e descobrir o que pode e deve ser feito.
Um exemplo prático, são os cadastros de clientes que devem ser completos ,com todos os dados e assim se torna mais fácil localizar informações, dados, palavras-chaves simplificando o sistema de mala direta, email marketing e outros.

Para que as cartas de aniversários não cheguem em data diferente, em endereços desatualizados, a empresa deverá atualizar dados de forma eficaz sem perder tempo e produtividade.

O resultado será melhor B2B, ou seja, relacionamento com o cliente.

Gestão de Pessoas como estratégia de crescimento da empresa
A empresa deve formar em seu ambiente uma comunidade criativa e comprometida.
Para isso é necessário uma equipe motivada, é remuneração somente não será o suficiente para isso, é preciso que os colaboradores encontrem no ambiente de trabalho, os valores, a missão e os objetivos que foram descritos pela alta administração.

Por isso, se a empresa prega aprendizado e inovação é essa atitude que deve ser disseminada.
Curva de experiência da empresa

Glauco diz que para reestruturação, inovação e crescimento com ampliação de negócios, é necessário que a empresa pese qual seu nível de conhecimentos, de experiência e entendimento no mercado e para isso é preciso medir a curva de aprendizagem da empresa.

A curva de aprendizado funciona como um gráfico com reta crescente cujo as variáveis são fatores como melhorias de processos, produtividade, custos reduzidos, qualidade obtida, aumento de vendas e outros.

A Curva de Experiência tem a função de documentar quando a empresa acertou e para este acerto quantos funcionários foram necessários ,que sistemas e processos foram empregados e modificados para o alcance de perfeição.

Essa medida é importante para a empresa avaliar onde está, o quanto já conquistou e quais os resultados com tanto empenho em melhorar o ambiente de produção para obter melhores resultados.

É preciso padronizar os processos que deram certo e assim tê-los como requisitos para implantação e busca de melhorar cada vez mais.
A curva de aprendizagem considera três questões:
• Tempo necessário para execução de atividades;
• A diminuição do tempo deve ser uma constante;
• Redução de tempo deve ser padronizada.

Planejamento estratégico
Segundo Glauco, para obter resultados tão sonhados e necessários para o bom andamento da empresa, seja qual o for o fator crítico de sucesso.

E para isso é preciso planejar. O planejamento estratégico deve considerar que o mercado em que a empresa está inserida, seja qual for o ramo de atuação, é um ambiente mutável, sujeito a mutações e tendências nas estratégias de crescimento da empresa.

O planejamento estratégico é, a longo prazo, sujeito a mudanças, pois a empresa vislumbra oportunidades e o futuro que quer conquistar e ao mesmo tempo as barreiras que são preciso vencê-las.

Outra característica do planejamento estratégico é quanto a Curva de Aprendizagem, consideração de ativos estratégicos e o quanto é preciso mudar para alcançar os objetivos.

Lembrando que os objetivos mudam de empresa para a empresa a depender do ramo, das barreiras a ser vencidas, e das necessidades de mudanças para alcançar metas e objetivos.

As estratégias para crescimento das empresas devem considerar possibilidades de inovação, oportunidades de negócios, formas de se agregar valores a serviços/produtos e até mesmo o corte de serviços/produtos que não têm apresentado bons resultados.

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