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Qual a importância do planejamento? Porque planejar

Glauco Diniz Duarte

O empresário Glauco Diniz Duarte afirma que ao realizar um planejamento, mesmo que simplificado, as chances de alcançar o objetivo é muito mais efetiva.

Na vida pessoal ao planejar uma viagem, a compra de um carro novo ou uma casa, muitas vezes ficam adiados por anos, devido o planejamento não ser realizado de forma correta e os acontecimentos do cotidiano acabarem postergando a conquista do objetivo, principalmente se não foi passado para o papel.
O ano passa e no final você se dá conta que metade do que planejou (pensou) não foi realizado e muitas vezes nem chega a sair do pensamento. Este é o famoso “tinha que…”, perdido em um mar de ideias e possibilidades.

Segundo Glauco, o que muitas pessoas imaginam é que o planejamento pode ser realizado apenas de cabeça e que isto basta para conquistar seus objetivos e metas. Pode até ser que consiga seu objetivo, acontece que se os objetivos estão bem planejados e de forma adequada, pode realizar um plano de ação e o seguinte pode acontecer: resultados muito mais rápidos, melhoria da realização, elimina stress desnecessários, ajuda na organização do tempo e no foco.

Já no ambiente dos negócios, seja como funcionário, autônomo, empresário, gestor, líder ou empreenda de alguma forma, realizar um bom planejamento pode proporcionar resultados extraordinários.

O que é planejamento?
Glauco explica que planejamento é o ato de estabelecer o estado atual, definir o objetivo e meta, realizar uma análise da situação atual e seus influenciadores, traçar um plano de ação, fazer as verificações e ajustes necessários e continuar o ciclo.

Nos negócios, quando realizado um planejamento estratégico, este é compartilhado com a equipe e os demais envolvidos, solicitando apoio para que seja concretizado, estabelece um plano de ação, coloca em prática e realiza as reavaliações do processo periodicamente, o sucesso será conquistado e muitas vezes superado.

Não precisa ser uma grande empresa ou ter um grande negócio para realizar o planejamento estratégico, o ideal é que todos os negócios, não importa se é físico ou online, produto ou serviço, realizem o planejamento estratégico.

O planejamento estratégico define os rumos do negócio, analisa os ambientes (mercado), deve ter sintonia com a realidade, define o seu ponto de partida e qual a sua missão, onde deseja estar nos próximos 5 anos.

Hoje muitos planejamentos são realizados com prazo de 2 a 3 anos, devido a velocidade que as mudanças acontecem.

Após traçar a estratégia, com mais clareza, após a análise do ambiente, fica mais fácil tomar decisões e definir os rumos que devem ser tomados, ampliando a visão do negócio e possibilitando mais sucesso.

O que fazer com o planejamento?
Agora, de nada adianta fazer um belo planejamento e não olhar para ele sempre que possível. Deixar o planejamento a mão e principalmente suas datas marco bem destacadas para que comemore cada conquista e não se esqueça de realizar.

Planejamento sem ação não tem nenhum valor!
Se o seu negócio possibilita, divida o planejamento estratégico em planejamento tático (divida por departamentos) e planejamento operacional (detalhe o como fazer).

Caso não seja um grande negócio e não tenha prática com planejamentos, após definir o planejamento estratégico (ou geral), elabore um plano de ação mais detalhado, com desdobramento dos objetivos, assim ficará muito mais simples e fácil de realizar. O ideal é que desdobre até ser possível visualizar pequenas tarefas diárias.

Como planejar?
Para Glauco, se você já tem prática com planejamento, fico muito feliz por já estar a frente. Agora, se você não costuma planejar e gostaria de alguns passos simples para começar, acompanhe passo a passo e coloque em prática agora, porque depois nunca chega. Pegue caneta e papel e comece agora mesmo.
Perguntas a serem respondidas:
• Qual é o meu negócio?
• Como ele se posiciona hoje no mercado?
• Quais seus pontos fortes e fracos?
• Quais oportunidades e ameaças o cenário apresenta?
• Como deveria ser?
• Quais tendências e mudanças devem ocorrer que influenciarão o meu negócios
• Como deve ser o meu negócio daqui a 2, 3 ou 5 anos?

Defina a sua visão (ponto de partida, estado atual), realize uma análise do ambiente externa e interna (utilize a ferramenta SWOT). Considerando a análise do mercado e dos seus concorrentes com seus pontos fortes, fracos, as oportunidades e fraquezas, estabeleça a sua missão, respeitando seu propósito, formate seus objetivos e metas (devem ter datas e prazos), realize o plano de ação, estabeleça um prazo para verificação.

Agora é colocar em prática.
O processo funciona melhor seguindo os passos.
1º Planejamento
2º Organizar
3º Gestão do processo – Dirigir
4º Controlar – medir e realizar as verificações e mudanças necessárias

Detalhamento do planejamento:
Se a sua empresa ou negócio possui muitos departamentos, detalhe o planejamento em financeiro, produção, recursos humanos, estruturas e mercadológico. Não se esqueça de estar sempre alinhado com a sua realidade, ajuste para atender as necessidades de seu negócio.

Elabore um plano de ação:
A ferramenta que gosto de usar e que traz muitos resultados além de ser simples é o 5W2H (What / o quê?, Why / por que?, Who / Quem?, Where / Onde?, When? Quando?, How / Como?, How much / Quanto custa?).
Na ferramenta você detalha individualmente cada meta ou objetivo, gerando atividades a serem realizadas e organizando como será feito.

O quê? Estabeleça a meta a ser executada e identifique as tarefas (atividades), definindo a atividade agora é seguir cada tópico. Caso para alcançar a meta deva realizar dez atividades, deve seguir o roteiro para cada atividade.

Porque? Importante saber o motivo pelo qual deseja fazer a tarefa, este motivo irá levar você rumo a seu objetivo?

Quem? Defina quem será responsável pela atividade, pode ser delegado, então delegue, identifique qual a pessoa mais adequada para uma solução mais efetiva desta tarefa.

Onde? Qual o local a ser realizado.

Quando? Neste caso defina a data e horário ou o prazo.

Como? Como deverá ser feito e quais as atividades ou processo para ser concretizado.

Quanto? Pode custar tempo, dinheiro, recursos.

Seguindo estes passos o seu planejamento e plano de ação estarão concluídos, lembre-se de colocar em pratica e de acompanhar sempre, fazendo revisões e ajustes sempre que necessário. A sua produtividade vai aumentar tanto que sobrará tempo até para viajar. Comece planejando a sua próxima viagem, por quê não?

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